07/05/2015

Brinquedoteca


O espaço da brinquedoteca se caracteriza, primariamente, pela promoção do brincar livremente às crianças, porém no ambiente escolar, pode configurar-se também como um momento em que o professor pode direcionar uma brincadeira, aproveitando esse espaço para desafiar seus alunos a inverter papéis pré-determinados e problematizar a discussão de gêneros em jogos simbólicos.
Observamos a presença desse espaço do brincar em diferentes locais responsáveis pelos setores de educação e cuidado com a infância, como em hospitais, ONGs e escolas. Em cada um desses espaços a brinquedoteca presta a diferentes propósitos sociais; em um hospital frequentar a brinquedoteca serve como um momento de diversão e distração da angústia de estar internado ou passando por um tratamento longo, auxiliando assim no processo de cura. Já na escola, a brinquedoteca é um local em que o professor pode observar como seus alunos desenvolvem suas brincadeiras, que papéis gostam de interpretar ou como se organizam ao jogar um jogo.
O que é comum a qualquer brinquedoteca, onde quer que esta se encontre, é sua singular organização, em que os brinquedos são organizados em “cantinhos”, conforme sua classificação. Existem vários cantinhos que uma brinquedoteca pode ter, como o do jogo simbólico, das fantasias, da música, da leitura, dos jogos de movimento, entre outros, porém é importante lembrar que não é necessário que a brinquedoteca tenha todos os cantinhos, para poder ser chamada como tal. O mais comum é que ela contenha apenas alguns dos sugeridos, de acordo com a oferta de brinquedos que possui e a demanda que precisa atender.
Outra importante característica a ser observada, é que esse espaço pertence às crianças que atende, portanto, os jogos e brinquedos devem estar acessíveis para que elas mesmas consigam pegá-los e guarda-los conforme sua vontade. Sendo que enquanto utilizam esse local devem respeitar seus cantinhos, mantendo-o organizado durante seu uso, e também ao término de suas brincadeiras.
O ato de brincar proporciona à criança a liberdade de reproduzir e recriar sua realidade. Brincando a criança cuida da boneca como é cuidada por seus pais, faz “comidinhas” como vê seus familiares fazendo, finge ser médico, professor, cabeleireiro, reproduzindo em seu brincar a maneira como é atendida pelos adultos de sua realidade, ou recria papéis baseados em suas próprias fantasias. Nesse ato também entra em cena sua capacidade de criar mundos fantásticos, revelando-nos seu poder de imaginar e representar ao montar castelos e torres com blocos de monta-monta, ou ao fingir que usa uma das peças como um telefone e liga para seu super-herói favorito. Vemos então que durante esse momento de alegria e diversão, a criança exercita habilidades fundamentais ao desenvolvimento pleno, como o pensamento simbólico, a criatividade, a organização, entre outras.

Aqui na EMEI Dom Pedro I, temos nossa própria brinquedoteca, que conta com o cantinho do jogo simbólico, em que os alunos podem brincar com bonecas, panelinhas e comidinhas, o cantinho das fantasias onde as crianças podem se vestir de princesas, cowboys e heróis, contando também com penteadeiras, escovas e secadores de brinquedo, o cantinho dos blocos de montar, um cantinho voltado para carrinhos, com miniaturas de posto de gasolina, caminhõezinhos e diversos tipos de carrinhos, temos ainda jogos de tabuleiro, brinquedos para jogos de movimento, quebra-cabeças, e tantos outros mais. 























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