O
espaço da brinquedoteca se caracteriza, primariamente, pela promoção do brincar
livremente às crianças, porém no ambiente escolar, pode configurar-se também
como um momento em que o professor pode direcionar uma brincadeira,
aproveitando esse espaço para desafiar seus alunos a inverter papéis
pré-determinados e problematizar a discussão de gêneros em jogos simbólicos.
Observamos
a presença desse espaço do brincar em diferentes locais responsáveis pelos
setores de educação e cuidado com a infância, como em hospitais, ONGs e
escolas. Em cada um desses espaços a brinquedoteca presta a diferentes
propósitos sociais; em um hospital frequentar a brinquedoteca serve como um
momento de diversão e distração da angústia de estar internado ou passando por
um tratamento longo, auxiliando assim no processo de cura. Já na escola, a
brinquedoteca é um local em que o professor pode observar como seus alunos
desenvolvem suas brincadeiras, que papéis gostam de interpretar ou como se
organizam ao jogar um jogo.
O
que é comum a qualquer brinquedoteca, onde quer que esta se encontre, é sua
singular organização, em que os brinquedos são organizados em “cantinhos”,
conforme sua classificação. Existem vários cantinhos que uma brinquedoteca pode
ter, como o do jogo simbólico, das fantasias, da música, da leitura, dos jogos
de movimento, entre outros, porém é importante lembrar que não é necessário que
a brinquedoteca tenha todos os cantinhos, para poder ser chamada como tal. O
mais comum é que ela contenha apenas alguns dos sugeridos, de acordo com a
oferta de brinquedos que possui e a demanda que precisa atender.
Outra
importante característica a ser observada, é que esse espaço pertence às
crianças que atende, portanto, os jogos e brinquedos devem estar acessíveis
para que elas mesmas consigam pegá-los e guarda-los conforme sua vontade. Sendo
que enquanto utilizam esse local devem respeitar seus cantinhos, mantendo-o
organizado durante seu uso, e também ao término de suas brincadeiras.
O
ato de brincar proporciona à criança a liberdade de reproduzir e recriar sua
realidade. Brincando a criança cuida da boneca como é cuidada por seus pais,
faz “comidinhas” como vê seus familiares fazendo, finge ser médico, professor,
cabeleireiro, reproduzindo em seu brincar a maneira como é atendida pelos
adultos de sua realidade, ou recria papéis baseados em suas próprias fantasias.
Nesse ato também entra em cena sua capacidade de criar mundos fantásticos,
revelando-nos seu poder de imaginar e representar ao montar castelos e torres
com blocos de monta-monta, ou ao fingir que usa uma das peças como um telefone
e liga para seu super-herói favorito. Vemos então que durante esse momento de
alegria e diversão, a criança exercita habilidades fundamentais ao
desenvolvimento pleno, como o pensamento simbólico, a criatividade, a
organização, entre outras.
Aqui
na EMEI Dom Pedro I, temos nossa própria brinquedoteca, que conta com o cantinho
do jogo simbólico, em que os alunos podem brincar com bonecas, panelinhas e
comidinhas, o cantinho das fantasias onde as crianças podem se vestir de
princesas, cowboys e heróis, contando também com penteadeiras, escovas e
secadores de brinquedo, o cantinho dos blocos de montar, um cantinho voltado
para carrinhos, com miniaturas de posto de gasolina, caminhõezinhos e diversos
tipos de carrinhos, temos ainda jogos de tabuleiro, brinquedos para jogos de
movimento, quebra-cabeças, e tantos outros mais.
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