As cantigas de roda são
basicamente imagens do folclore das regiões brasileiras ou estrangeiras, e que
possuem expressões de grande valor e significado para as crianças, para as
experiências de interação social, para o desenvolvimento cognitivo e para a transmissão
de valores que podem ser vivenciados através destas cantigas.
No entanto, motivos
diversos impedem as crianças de saírem às ruas para brincar e cantar as
cantigas como se fazia antigamente, pois nos grandes centros urbanos o uso dos
brinquedos, os parques, os jogos eletrônicos, os computadores, os tablets,
ipads, a televisão, os shoppings fazem com que as cantigas se tornem
desconhecidas e até mesmo obsoletas.
Todavia, as cantigas
acrescentam ao currículo escolar uma vivacidade de situações que ampliam as
possibilidades de a criança aprender a construir o conhecimento. O cantar
permite que a criança tenha mais liberdade de pensar e de criar para
desenvolver-se plenamente.
Na sala de aula, a professora Mayumi (Infantil II - 6 F) está fazendo um caderno coletivo com os alunos sobre as cantigas de roda, onde é escrito a letra, as crianças fazem a leitura e cantam seguindo este portador de textos. O fato de estar no flip chart deixa registrado e exposto à escrita que é significativa para a criança, estimulando-a a conhecer, pensar e indagar sobre as palavras, seus usos e significados. A partir desta prática a professora desenvolve diferentes atividades com as crianças.
Esses fatores têm
levado à ausência do conhecimento dessas melodias que
retratam o universo que
vivemos, pois musicalmente, como descreve o RCNEI,
participar de
brincadeiras de roda ou de danças circulares favorece o
desenvolvimento da
noção de ritmo individual e coletivo, assim como a inserção do lúdico nesse
tipo de brincadeira, pois desta forma pode-se trabalhar com a
multidisciplinaridade e com a interdisciplinaridade, aprimorando cada vez mais
o desenvolvimento integral da criança.
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