30/09/2015

Cantigas


As cantigas de roda são basicamente imagens do folclore das regiões brasileiras ou estrangeiras, e que possuem expressões de grande valor e significado para as crianças, para as experiências de interação social, para o desenvolvimento cognitivo e para a transmissão de valores que podem ser vivenciados através destas cantigas.
No entanto, motivos diversos impedem as crianças de saírem às ruas para brincar e cantar as cantigas como se fazia antigamente, pois nos grandes centros urbanos o uso dos brinquedos, os parques, os jogos eletrônicos, os computadores, os tablets, ipads, a televisão, os shoppings fazem com que as cantigas se tornem desconhecidas e até mesmo obsoletas.
Todavia, as cantigas acrescentam ao currículo escolar uma vivacidade de situações que ampliam as possibilidades de a criança aprender a construir o conhecimento. O cantar permite que a criança tenha mais liberdade de pensar e de criar para desenvolver-se plenamente.
Na sala de aula, a professora Mayumi (Infantil II - 6 F) está fazendo um caderno coletivo com os alunos sobre as cantigas de roda, onde é escrito a letra, as crianças fazem a leitura e cantam seguindo este portador de textos. O fato de estar no flip chart deixa registrado e exposto à escrita que é significativa para a criança, estimulando-a a conhecer, pensar e indagar sobre as palavras, seus usos e significados. A partir desta prática a professora desenvolve diferentes atividades com as crianças. 
Esses fatores têm levado à ausência do conhecimento dessas melodias que
retratam o universo que vivemos, pois musicalmente, como descreve o RCNEI,
participar de brincadeiras de roda ou de danças circulares favorece o
desenvolvimento da noção de ritmo individual e coletivo, assim como a inserção do lúdico nesse tipo de brincadeira, pois desta forma pode-se trabalhar com a multidisciplinaridade e com a interdisciplinaridade, aprimorando cada vez mais o desenvolvimento integral da criança.










Nenhum comentário:

Postar um comentário