Na educação infantil é importante que as crianças convivam em ambientes que
possam manipular objetos, brinquedos e interagir com outras crianças e principalmente
que possam aprender, pois o brincar é uma importante forma de comunicação.
O lúdico auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão,
autonomia e da criatividade.
A criança ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que
está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar a criança aprende a
conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança,
curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento.
De acordo com RCNEI, Brasil, (1998), brincar funciona como um cenário no qual
as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.
É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e
se socializa cada vez mais.
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo
habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as
crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem,
reinventam e se movimentam.
Fantasiando a criança revive angústias, conflitos, alegrias, desiste e refaz,
deixando de lado a sujeição às ordens e exigências dos adultos, inserindo-se na
sociedade onde assimilam valores, crenças, leis, regras, hábitos, costumes, princípios e
linguagens: “As crianças são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas
através do brincar. Elas procuram integrar experiências de dor, medo e perda. Lutam
com conceitos de bem e mal (KISHIMOTO, 2001, p.67)”.
O lúdico é considerado prazeroso devido a sua capacidade de absorver a criança
de forma única, intensa e total possibilitando demonstrar sua personalidade e conhecer
melhor a si mesma.
Segundo Kishimoto, (2001), enquanto a criança brinca, sua atenção está
concentrada na atividade em si e não em seus resultados ou efeitos.
“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser
criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o individuo
descobre o eu." (WINNICOTT, 1975, p.80).
No ato de brincar a criança estabelece vínculos entre as características do papel
assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, ou seja, no
lúdico a criança transforma os conhecimentos que já possui anteriormente em conceitos
gerais com os quais brinca.
O brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária; para brincar é
preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros,
os papéis que assumirão no decorrer da brincadeira, o tema, o enredo, todos
dependendo unicamente da vontade de quem brinca.
Através do lúdico a criança constrói seu próprio mundo, dá evolução aos
pensamentos, colaborando sobremaneira no aspecto social, integrando-se na sociedade.
Não se deve esquecer que o brincar é uma necessidade física e um direito de
todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa.
Portanto:
Brincar constitui-se, dessa forma, em uma atividade interna das
crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação
da realidade, sem ser ilusão ou mentira. Também tornam-se autoras de
seus papéis, escolhendo, elaborando e colocando em práticas suas
fantasias e conhecimentos, sem a intervenção direta do adulto, podendo
pensar e solucionar problemas de forma livre das pressões situacionais
da realidade imediata (BRASIL, 1998, p.23). Segundo Kishimoto, (2002), citando Fröebel, (1912c), brincar é a fase mais
importante do desenvolvimento humano. Por ser a autoativa representação do interno,
ocorre a representação de necessidades e impulsos internos.
Fica claro então, que o brincar para a criança não é apenas uma questão de
diversão, mas também de educação, construção, socialização e desenvolvimento de suas
potencialidades.
Assim, ao encenar um papel em uma brincadeira, percorrer um circuito ou as casas de um jogo, a criança vive seu próprio ritmo e regras, criando e recriando seu mundo e seus desejos, para mais tarde conviver em uma sociedade com regras e tempos diferentes, na qual deverá se sentir segura para atuar e tomar decisões. Ao brincar ela se socializa, expressa suas emoções, escuta as demandas de seus amigos, se frustra e recomeça novamente. Conforme Lino de Macedo (2007), "Mesmo que não saibam, elas estão representando e se preparando para repetir outro percurso que nos foi concedido ao nascer. Percorrer a vida é a tarefa, o problema ou o desejo de todos nós. Não escolhemos a vida, mas devemos escolher os modos de vivê-la. O caminho percorrido não volta. O caminho a percorrer deve ser decidido aqui e agora. Nos jogos, é possível repetir e criar regras, errar e começar de novo. Graças a isso, o outro percurso ganha sentido e passa a ser vivido com mais liberdade e responsabilidade."
Fonte: Leite, Grasiele. Circuito
Fonte: Leite, Grasiele. Circuito
Fonte: Leite, Grasiele. Pé de Lata
Fonte: Leite, Grasiele. Motoquinha
Assim, ao encenar um papel em uma brincadeira, percorrer um circuito ou as casas de um jogo, a criança vive seu próprio ritmo e regras, criando e recriando seu mundo e seus desejos, para mais tarde conviver em uma sociedade com regras e tempos diferentes, na qual deverá se sentir segura para atuar e tomar decisões. Ao brincar ela se socializa, expressa suas emoções, escuta as demandas de seus amigos, se frustra e recomeça novamente. Conforme Lino de Macedo (2007), "Mesmo que não saibam, elas estão representando e se preparando para repetir outro percurso que nos foi concedido ao nascer. Percorrer a vida é a tarefa, o problema ou o desejo de todos nós. Não escolhemos a vida, mas devemos escolher os modos de vivê-la. O caminho percorrido não volta. O caminho a percorrer deve ser decidido aqui e agora. Nos jogos, é possível repetir e criar regras, errar e começar de novo. Graças a isso, o outro percurso ganha sentido e passa a ser vivido com mais liberdade e responsabilidade."
Fonte: Leite, Grasiele. Circuito
Fonte: Leite, Grasiele. Circuito
Fonte: Leite, Grasiele. Brincadeira de Roda
Fonte: Leite, Grasiele. Brincadeira de Roda
Fonte: Leite, Grasiele. Motoquinha
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