24/04/2015

Reunião de Pais


·         Dia 24/4/2015 – 7:00 horas – 6B – Prof. Ana Paula e Silvia
                           – 13:00 horas – 6E – Prof. Silvia e Cristina


·         Dia 27/4/2015 – 7:00 horas – 5 A – Prof. Antonia e Wilmara
                           – 13:00 horas – 5C – Prof. Wilmara e Roseli


·         Dia 28/4/2015 – 7:00 horas – 5B – Prof. Carla
                           – 13:00 horas – 5C – Prof. Carla e Carolina


·         Dia 29/4/2015 – 7:00 horas –   6 A – Prof. Denise e Cecília
                           –  13:00 horas – 6D – Prof. Cecília e Grasiele


·         Dia 30/4/2015 – 7:00 horas – 6C – Prof. Sandra e Denise
                          - 13:00 horas – 6F – Prof. Denise e Mayumi


Neste dia os pais enfeitarão a sacola para a biblioteca circulante junto com o seu filho. Pedimos que tragam linha, agulha, tesoura, fitas, apliques, rendas, botões, retalhos,etc. 
A sua presença é muito importante.                          

Indicadores de Qualidade na Educação Infantil

Srs. Pais

Você conhece a equipe de funcionários que acompanham o seu filho e o nome deles?

Professoras readaptadas:
Sandra Mara
Maria Virginia

ATE:
Luciane, Fabiana e Angela

Agente Escolar:
Isaura, Erondina e Wanda

Merenda:
Tereza, Nilza e Leila

Apoio:
Maria Alexandrina, José Carlos, Paula, Edison, Gelsa,Cláudia

21/04/2015

Indicadores de Qualidade na Educação Infantil

Srs. Pais

Você conhece a equipe de funcionários que trabalham com o seu filho e o nome deles?

Professoras: Manhã.

5 A – Professoras  Antônia e Wilmara.
5 B – Professora Carla
6 A – Professora Denise e Cecília
6 B – Ana Paula e Silvia
6 C – Sandra Regina e Denise
Professoras substitutas: Cecília, Gabriela, Fabíola e Rita

Professoras: Tarde:

Professora Vânia.
5 C – Wilmara e Roseli
5 D – Carla e Carol
6 D - Cecilia e Grasiele 
6 E – Silvia e Cristina
6 F – Mayumi e Denise
Professoras substitutas: Andrea e Ivanete.

Equipe Gestora: 

Diretora: Rivania.
Assistente de Diretor: Mariana
Coordenadora Pedagógica: Margareth

14/04/2015

Indicadores de Qualidade na Educação Infantil

Srs. Pais

Vocês sabiam que nós temos um encontro no dia 8/5/2015 e que neste dia iremos conversar sobre os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana?

O QUE SÃO INDICADORES?

Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo: para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desanimo, etc. A variação dos indicadores nos possibilita constatar mudanças ( a febre que baixou significa que a pessoa está melhorando).
Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da instituição de educação infantil em relação a importantes elementos de sua realidade: dimensões.

09/04/2015

Indicadores de Qualidade na Educação Infantil


Srs. Pais

Você sabia que nós vamos ter um encontro e neste dia iremos conversar sobre a rotina do seu filho na escola e sobre quem o acompanha?

 Desde a hora que a criança chega à escola ela é acompanhada pelas professoras, pessoas que trabalham na limpeza e conservação da escola, merendeiras que fazem a alimentação de acordo com um cardápio variado e balanceado para as necessidades das crianças. Todos os funcionários estão na escola para atender e acompanhar o seu filho, cada um em uma função.

Equipe Escolar.

07/04/2015

Indicadores da Qualidade na Educação Infantil


Srs. Pais

Você gostaria de conhecer mais a escola e participar da vida escolar do seu filho?

Equipe Escolar.

Aguarde a próxima postagem com mais informações.

Sala de leitura

O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”.
Bamberger
A Literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao analisar a leitura e contação de histórias como instrumento de desenvolvimento integral do indivíduo, percebe-se a necessidade da aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês. Conforme Silva (2003, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida”. 
A escola busca conhecer e desenvolver nas crianças as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Segundo Bakhtin (1992) a literatura infantil é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. Existem dois fatores que contribuem para que a criança adquira o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Para aguçar a curiosidade da criança proporcionamos momentos de prazer e descontração utilizando o livro como ferramenta de diversão e aprendizagem. Sair da sala de aula e proporcionar outros espaços auxiliará na concentração e desejo de conhecer e manipular o livro. O aluno será um bom leitor se ver a leitura com prazer. Assim, a leitura poderá ser um hábito saudável, capaz de formar cidadãos conscientes, competentes, com sensibilidade e imaginação.Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece. Como escrevia Jacinto do Prado Coelho, "não há disciplina mais formativa que a do ensino da literatura. Saber idiomático, experiência prática e vital, sensibilidade, gosto, capacidade de ver, fantasia, espírito crítico - a tudo isso faz apelo à obra literária, tudo isto o seu estudo mobiliza".A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, devemos incutir em nossos alunos que a literatura é algo bom, natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos.  
Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura: 
Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo. 
Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos. 
Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. 
Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos
Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias… 
Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem. 
Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. 
Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.


                                                  Fonte: Leite, Grasiele. Sala de leitura


                                                     Fonte: Leite, Grasiele. Sala de leitura


                                                          Fonte: Leite, Grasiele. Sala de leitura

Brincar

     Na educação infantil é importante que as crianças convivam em ambientes que possam manipular objetos, brinquedos e interagir com outras crianças e principalmente que possam aprender, pois o brincar é uma importante forma de comunicação. O lúdico auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão, autonomia e da criatividade.
     A criança ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento.
    De acordo com RCNEI, Brasil, (1998), brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.    Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam. Fantasiando a criança revive angústias, conflitos, alegrias, desiste e refaz, deixando de lado a sujeição às ordens e exigências dos adultos, inserindo-se na sociedade onde assimilam valores, crenças, leis, regras, hábitos, costumes, princípios e linguagens: “As crianças são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas através do brincar. Elas procuram integrar experiências de dor, medo e perda. Lutam com conceitos de bem e mal (KISHIMOTO, 2001, p.67)”. O lúdico é considerado prazeroso devido a sua capacidade de absorver a criança de forma única, intensa e total possibilitando demonstrar sua personalidade e conhecer melhor a si mesma. Segundo Kishimoto, (2001), enquanto a criança brinca, sua atenção está concentrada na atividade em si e não em seus resultados ou efeitos. 
     “É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o individuo descobre o eu." (WINNICOTT, 1975, p.80). No ato de brincar a criança estabelece vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, ou seja, no lúdico a criança transforma os conhecimentos que já possui anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. O brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária; para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros, os papéis que assumirão no decorrer da brincadeira, o tema, o enredo, todos dependendo unicamente da vontade de quem brinca. Através do lúdico a criança constrói seu próprio mundo, dá evolução aos pensamentos, colaborando sobremaneira no aspecto social, integrando-se na sociedade. Não se deve esquecer que o brincar é uma necessidade física e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa. Portanto: Brincar constitui-se, dessa forma, em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. Também tornam-se autoras de seus papéis, escolhendo, elaborando e colocando em práticas suas fantasias e conhecimentos, sem a intervenção direta do adulto, podendo pensar e solucionar problemas de forma livre das pressões situacionais da realidade imediata (BRASIL, 1998, p.23). Segundo Kishimoto, (2002), citando Fröebel, (1912c), brincar é a fase mais importante do desenvolvimento humano. Por ser a autoativa representação do interno, ocorre a representação de necessidades e impulsos internos. Fica claro então, que o brincar para a criança não é apenas uma questão de diversão, mas também de educação, construção, socialização e desenvolvimento de suas potencialidades.
 Assim, ao encenar um papel em uma brincadeira, percorrer um circuito ou as casas de um jogo, a criança vive seu próprio ritmo e regras, criando e recriando seu mundo e seus desejos, para mais tarde conviver em uma sociedade com regras e tempos diferentes, na qual deverá se sentir segura para atuar e tomar decisões. Ao brincar ela se socializa, expressa suas emoções, escuta as demandas de seus amigos, se frustra e recomeça novamente. Conforme Lino de Macedo (2007), "Mesmo que não saibam, elas estão representando e se preparando para repetir outro percurso que nos foi concedido ao nascer. Percorrer a vida é a tarefa, o problema ou o desejo de todos nós. Não escolhemos a vida, mas devemos escolher os modos de vivê-la. O caminho percorrido não volta. O caminho a percorrer deve ser decidido aqui e agora. Nos jogos, é possível repetir e criar regras, errar e começar de novo. Graças a isso, o outro percurso ganha sentido e passa a ser vivido com mais liberdade e responsabilidade."



                                                       Fonte: Leite, Grasiele. Circuito 


                                                          Fonte: Leite, Grasiele. Circuito



 Fonte: Leite, Grasiele. Brincadeira de Roda

 Fonte: Leite, Grasiele. Brincadeira de Roda

                                                         Fonte: Leite, Grasiele. Pé de Lata

                                                           Fonte: Leite, Grasiele. Motoquinha



                                                     Fonte: Leite, Grasiele. Peças de encaixe

                                                Fonte: Leite, Grasiele. Brincadeira de roda

                                                    Fonte: Leite, Grasiele. Ginastica

                                         Fonte: Leite, Grasiele. Bolinha de sabão



Reunião de APM e Conselho de Escola



           No dia 2/4/2015 realizamos a reunião de APM e de Conselho de Escola.
           Na reunião de APM (Associação de Pais e Mestres)  fizemos a eleição dos membros que irão participar da diretoria do ano de 2015.    a participação de pais e funcionários da escola, sendo chamados bimestralmente para discutir como será usado o dinheiro que a escola recebe de órgãos públicos e da contribuição espontânea dos pais. Normalmente a prioridade é comprar brinquedos , materiais para o aluno usar na escola e fazer pequenos consertos. Na prestação de contas, é escrito e comprovado como e onde foi usado o dinheiro recebido.
           Nas reuniões de Conselho de escola, decisões importantes são discutidas e tomadas. Já discutimos o calendário Escolar, compra de brinquedos para  a brinquedoteca e as reuniões pedagógicas e reunião de pais. Também falamos sobre os projetos da escola, como a informática, as discussões sobre os indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Cada reunião tem a sua pauta e as pessoas dão a sua opinião sobre os temas tratados. Para a nossa escola é muito importante a participação da comunidade.

Fonte: Leite, Grasiele. Reunião de APM 



                                                       

Sala de Informática


O acesso a informática representa hoje uma parte fundamental da vida social. Por sua capacidade de rápido processamento de informação, o computador, e mais propriamente a internet, proporcionam a seus usuários inúmeras possibilidades de liberdade intelectual, de gostos e criação.
                Nascidas na era digital, nossas crianças demonstram grande curiosidade e facilidade ao lidarem com computadores, mas para que esse preste aos objetivos positivos citados acima, é preciso que se habituem a usar tal ferramenta com segurança e responsabilidade, carregando consigo hábitos positivos ao uso do computador durante sua adolescência e vida adulta.
                Além do conhecimento e manuseio dessa ferramenta, o uso do computador pelas crianças, quando acompanhado pela supervisão de adultos, proporciona possibilidades de aprendizagem ativa pelo aluno, em que a criança descobre, cria, desfaz e recria explorando as possibilidades de um site ou programa.
                Por meio de jogos e desafios, as aulas de informática possibilitam oportunidades para o desenvolvimento do raciocínio lógico, do poder de exploração autônoma, de um melhor senso de organização, assim como a habilidade de representação e simbolização de suas idéias e do mundo a sua volta.
                Como a resposta a uma ação é rápida ao usar o computador, a criança se sente mais segura para explorar as possibilidades de um programa sozinha, reconhece suas ferramentas, logo começa a planejar suas ações e antecipar resultados. O erro também é facilmente reversível, possibilitando à criança lidar com a frustração de forma leve, consertando seus equívocos com calma e autonomia. Todas essas habilidades, planejar, antecipar, lidar com frustrações, representam ganhos importantes para o desenvolvimento da criança, e acabarão por serem extrapoladas para outras áreas de sua vida.
               As aulas de informática se configuram ainda, como um momento prazeroso, do brincar e da cooperação, em que as crianças aprendem a contar umas com as outras, ajudando e procurando a ajuda de seus colegas sempre que possível.

                                                   Fonte: Leite, Grasiele. Sala de Informatica


                                                      Fonte: Leite, Grasiele. Sala de Informática

                                                  Fonte: Leite, Grasiele. Sala de Informática 









06/04/2015

Festa dos aniversariantes do mês de Março!!

                                  Fonte: Leite, Grasiele. Festa dos aniversariantes do mês de Março 



05/04/2015

Festa da Páscoa

A Associação Pureza fez a festa da páscoa na Emei, trazendo muita alegria e diversão!!! 
Os coelhos trouxeram muitos ovos de chocolate e bombons para os nossos pequenos.
Muito Obrigada Associação Pureza por todo carinho e dedicação de sempre com nossas crianças!!
Para saber um pouco mais sobre a Associação Pureza Clique aqui



Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 

                                  Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 


                                Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 

                                  Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 

                                Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 


                                 Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 

                                 Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 

                                       Fonte: Leite, Grasiele. Festa de Páscoa com a Associação Pureza 

Páscoa

A Pascoa na Emei Dom Pedro foi muito especial e deliciosa!!
As crianças se divertiram muito, fazendo uma culinaria de páscoa.

Receita do pirulito de chocolate:
  • bolachas Maria
  • doce de leite
  • chocolate ao leite
  • granulado
Foi um dia muito prazeroso, onde todas as crianças puderam fazer o seu pirulito e compartilhar com seus colegas.


Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   
]
                                            Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   


Fonte: Leite, Grasiele. culinaria de páscoa   

Pintando o sete!!

A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na auto-estima.
As crianças da EMEI Dom Pedro estão se divertindo muito na escola e pintando o sete!!

 Fonte: Leite, Grasiele. Pintura 


 Fonte: Leite, Grasiele. Pintura



Fonte: Leite, Grasiele. Pintura  


                                            Fonte: Leite, Grasiele. Pintura com bolinhas de gude



                                              Fonte: Leite, Grasiele. Pintura com bolinhas de gude


                                                                 Fonte: Leite, Grasiele. Pintura




Fonte: Leite, Grasiele. Pintura

Fonte: Leite, Grasiele. Pintura

                                                            Fonte: Leite, Grasiele. Pintura