O primeiro dia na escola é sempre difícil. Não é à toa, que ganhou até um nome: adaptação. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.
O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos.
As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
Como preparar a criança? É importante não esconder nada. Explique que ele vai para a escola a partir de um determinado dia e que você vai levá-lo e vai buscá-lo. Fale dos novos amigos que irá fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece nela. Não crie falsas expectativas no seu filho.Os pais passarem segurança e não esconderem coisas da criança é algo fundamental nesse processo.
No momento de deixar a criança na escola ou na sala de aula, a despedida deve ser breve e segura, de forma a transmitir a certeza de que estará por perto e sempre à disposição. Os combinados que fizer com os seus filhos, referentes ao período de adaptação, devem ser comunicados às professoras na frente da criança; nunca deixe de cumpri-los, sobretudo porque a professora será sua “avalista” e pode ficar desacreditada pela criança.
Outro ponto importante é demonstrar interesse em como foi o dia ou período que a criança ficou na escola, isso além de fazer com que a criança sinta que os pais se preocupam com ela os estimulará a gostar da escola.
As atividades propostas às crianças nesse período de adaptação têm como objetivo mostrar a rotina da escola bem como as novidades que esta oferece: brinquedos, brincadeiras, outras crianças, pessoas diferentes daquelas que estão acostumadas, momentos em grupo para lanchar, pintar, ouvir histórias, desenhar, conversar e se cuidar. Desde o primeiro dia, elas participam de algumas dessas situações. Muitas atividades são organizadas em conjunto pela professora e por todas as crianças para que se sintam mais envolvidas e integradas ao dia-a-dia da escola.
Fonte:www.diáriodobebe.com.br
 |
Fonte: Leite, Grasiele. Periodo de adaptação Infantil II E |
 |
Fonte: Leite, Grasiele. Periodo de adaptação Infantil I C |
 |
Fonte: Leite, Grasiele. Periodo de Adaptação - Jantar Infantil II D |
 |
Fonte: Leite, Grasiele. Periodo de Adaptação - Jantar Infantil I C |
 |
Fonte: Leite, Grasiele. Período de Adaptação - Higiene Infantil II E |
|